Para que estejamos todos na mesma página, dedicarei este post exclusivamente ao casino e à sua história. Esta é uma informação que eu acredito que todo casinero (espanhol para “dançarino de cassino”) deveria ter. (Em postagens posteriores, abordarei outras questões relativas à dança do casino, como por que ela é chamada de estilo ou forma de “salsa” e o equívoco de que só pode ser dançado em uma formação de rueda ou círculo. .)
Simplificando, o casino é uma dança parceira cubana que se desenvolveu na década de 1950. Bárbara Balbuena, que escreveu o único livro definitivo sobre casino a partir de agora e do qual citarei, El casino y la salsa en Cuba, nos fala sobre a gestação do casino:
Os principais locais onde se configurou a dança do casino foram as Sociedades de Recreo, os Clubes e os Salões de Baile, onde um grande número de pessoas compareceu com a intenção de se divertir e dançar nacionalmente. gêneros musicais e a mais recente música internacional. (p. 28; minha tradução)
De acordo com Balbuena e muitos outros que estudaram a história das danças cubanas, aproveitando as danças e músicas populares da época, especialmente chachachá e filho, as pessoas começaram a formar ruedas (círculos de dança) em que os parceiros realizavam figuras de dança em uníssono. trocar parceiros de forma dinâmica e criativa. Balbuena fixa o ano deste novo fenômeno da dança em 1956 (p. 36) enquanto atribui exclusivamente ao El Club Casino Deportivo o lugar onde, conceitualmente, o casino começou a se identificar como um novo estilo de dança, enquanto as pessoas se exortavam para formar um rueda e dance “como no casino” (p. 36). O nome ficou preso, e eventualmente as pessoas começaram a dizer umas às outras: “Vamos dançar casino”. Não se sabe, no entanto, quando o casino começou a ser dançado fora do formato rueda, pois ninguém se lembra exatamente (pág. 43).
Precursores do casino
Embora o casino seja visto como tendo sido principalmente influenciado pela dança do filho, também podemos rastreá-lo de volta ao danzón e ao já mencionado chachachá. Agora vou continuar mostrando vídeos dessas danças, culminando com um vídeo de dança de casino, para que você possa ver a herança coreográfica por si mesmo.
A razão pela qual você não vê nenhuma dessas danças feitas é o formato do rueda porque, desde o início do casino na cena de dança, o casino tem sido a dança preferida quando se trata de dançar nesse formato. Eu ainda tenho que ver um chachachá rueda, ou um filho rueda video. Se você encontrar um, por favor, passe adiante!
Também deve ser salientado que a dança do mambo, contrariamente ao que algumas pessoas podem acreditar ou dizer, não influenciou a dança do casino. Mambo era uma dança feita de alguns passos coreografados que durou pouco em Cuba e que nunca ficaram presos às massas. A única coisa que resta do mambo é o passo básico do mambo. A dança começa às 2:33. (Além disso, isso não deve ser confundido com o que as pessoas chamam de “mambo” nos Estados Unidos).
Ai está. Em suma, esse é o casino, a dança de parceiro mais popular de Cuba até hoje.
Devo acrescentar que este pequeno pedaço da história não substitui a leitura do livro do qual eu empresto essa informação, que eu recomendo que você coloque em suas mãos, pois ela contém uma história mais detalhada da dança do casino, a música sob a qual desenvolvido, e traça uma progressão da dança desde a sua concepção até muito recentemente, tudo acompanhado por imagens e explicações de passos básicos.