A Dança do Casino: uma Breve História e Definição

Para que estejamos todos na mesma página, dedicarei este post exclusivamente ao casino e à sua história. Esta é uma informação que eu acredito que todo casinero (espanhol para “dançarino de cassino”) deveria ter. (Em postagens posteriores, abordarei outras questões relativas à dança do casino, como por que ela é chamada de estilo ou forma de “salsa” e o equívoco de que só pode ser dançado em uma formação de rueda ou círculo. .)

Simplificando, o casino é uma dança parceira cubana que se desenvolveu na década de 1950. Bárbara Balbuena, que escreveu o único livro definitivo sobre casino a partir de agora e do qual citarei, El casino y la salsa en Cuba, nos fala sobre a gestação do casino:

Os principais locais onde se configurou a dança do casino foram as Sociedades de Recreo, os Clubes e os Salões de Baile, onde um grande número de pessoas compareceu com a intenção de se divertir e dançar nacionalmente. gêneros musicais e a mais recente música internacional. (p. 28; minha tradução)

De acordo com Balbuena e muitos outros que estudaram a história das danças cubanas, aproveitando as danças e músicas populares da época, especialmente chachachá e filho, as pessoas começaram a formar ruedas (círculos de dança) em que os parceiros realizavam figuras de dança em uníssono. trocar parceiros de forma dinâmica e criativa. Balbuena fixa o ano deste novo fenômeno da dança em 1956 (p. 36) enquanto atribui exclusivamente ao El Club Casino Deportivo o lugar onde, conceitualmente, o casino começou a se identificar como um novo estilo de dança, enquanto as pessoas se exortavam para formar um rueda e dance “como no casino” (p. 36). O nome ficou preso, e eventualmente as pessoas começaram a dizer umas às outras: “Vamos dançar casino”. Não se sabe, no entanto, quando o casino começou a ser dançado fora do formato rueda, pois ninguém se lembra exatamente (pág. 43).

Precursores do casino

Embora o casino seja visto como tendo sido principalmente influenciado pela dança do filho, também podemos rastreá-lo de volta ao danzón e ao já mencionado chachachá. Agora vou continuar mostrando vídeos dessas danças, culminando com um vídeo de dança de casino, para que você possa ver a herança coreográfica por si mesmo.

A razão pela qual você não vê nenhuma dessas danças feitas é o formato do rueda porque, desde o início do casino na cena de dança, o casino tem sido a dança preferida quando se trata de dançar nesse formato. Eu ainda tenho que ver um chachachá rueda, ou um filho rueda video. Se você encontrar um, por favor, passe adiante!

Também deve ser salientado que a dança do mambo, contrariamente ao que algumas pessoas podem acreditar ou dizer, não influenciou a dança do casino. Mambo era uma dança feita de alguns passos coreografados que durou pouco em Cuba e que nunca ficaram presos às massas. A única coisa que resta do mambo é o passo básico do mambo. A dança começa às 2:33. (Além disso, isso não deve ser confundido com o que as pessoas chamam de “mambo” nos Estados Unidos).

Ai está. Em suma, esse é o casino, a dança de parceiro mais popular de Cuba até hoje.

Devo acrescentar que este pequeno pedaço da história não substitui a leitura do livro do qual eu empresto essa informação, que eu recomendo que você coloque em suas mãos, pois ela contém uma história mais detalhada da dança do casino, a música sob a qual desenvolvido, e traça uma progressão da dança desde a sua concepção até muito recentemente, tudo acompanhado por imagens e explicações de passos básicos.

Uma revisão de Ballet Black

Assista a qualquer performance do Ballet Black e você percebe como o mix racial e social do público é comparado com a maioria dos shows de balé. Mas se a empresa, fundada em 2001, ainda tem a missão de mudar o rosto do balé, artisticamente, sempre foi refrescantemente sem restrições – como atesta o programa atual de sucesso.

O Traje de Cathy Marston transpõe magistralmente sua fonte (uma história curta de Can Themba) de palavras em dança. A trama é enganosamente simples: um homem descobre que sua esposa tem um amante, a quem ele afasta, mas cuja presença – simbolizada por um terno vazio – ainda assombra o casamento.

Marston dramatica a história sem julgar seus personagens. Cira Robinson e José Alves são soberbos como o casal central, preso entre emoções ardentes e passos exigentes. Um coro de cinco corpos serve de forma diversificada como testemunhas privadas, juízes públicos, projeções pessoais e – mais coreográficamente – como repercussões turbulentas dada a forma física. A pontuação tensa é uma colagem de música extraordinariamente perfeita de pelo menos nove compositores, e as cenas mudam fluentemente entre os mundos doméstico e social. Embora as dicas finais para o melodrama, o trabalho é consumado de forma construtiva e atinge seus efeitos com uma surpreendente economia de meios.

Um sonho dentro do sonho de uma noite de verão é a penosa e perversa aceitação de Arthur Pita em Shakespeare e no balé. Uma fanfarra balletica grandiloquente para três casais em calças e tutus é grosseiramente interrompida por um escoteiro escancarado e escandalosamente vestido, cujo pó de fada liberta os parceiros clássicos em um domínio mágico de acoplamentos improprios e erótica não vinculada. Helena, resmungando uma linha de brilho, fica alegre com Hermia; Oberon se apaixona pela visão desonestamente romântica de Lysander, velejos que se aproximam; Pita interpreta suas canções de cabaré favoritas. Estamos encantados – e seduzimos.

A diretora de balé Tamara Rojo defende relacionamento com dançarina

Tamara Rojo, a principal bailarina tornou-se chefe artístico do Ballet Nacional Inglês, defendeu seu relacionamento com uma de suas dançarinas e falou de sua angústia em relatos de infelicidade dentro da empresa.

O ENB foi abalado por relatórios que citam insiders anônimos que descrevem um ambiente de trabalho hostil ou mesmo tóxico que levou a empresa a perder um terço de seus dançarinos em dois anos.

Esses mesmos insiders também falaram de desconforto no relacionamento romântico de Rojo com o dançarino Isaac Hernández, diretor principal.

Na conferência de imprensa anual do ENB na terça-feira, Rojo 43, desviada de falar sobre a próxima temporada para resolver as preocupações.

Em seu relacionamento com Hernandez, 27, descrito por um jornal como “um mexicano ardente, 16 anos de idade”, Rojo disse: “Isaac e eu sempre fomos muito abertos, claros e honestos sobre o fato de termos estado em um relacionamento, ambos com os membros da empresa e com o nosso conselho e com o meu presidente. Nunca houve qualquer conflito de interesses a qualquer momento “.

Rojo negou que fosse uma regra para ela, outra para outros e disse que nunca havia dito a outras dançarinas que não poderiam estar com um relacionamento com alguém na empresa. Patrick Harrison, diretor executivo do ENB, disse que não havia políticas que impedissem isso.

Rojo, uma das mais talentosas dançarinas de sua geração, foi uma estrela do Royal Ballet e foi um candidato líder para ter sucesso como diretor artístico no Covent Garden. Em vez disso, ela juntou-se à ENB, a segunda maior empresa britânica, em 2012 e foi elogiada por sua tomada de risco e programação ousada.

Ela começou seu relacionamento com Hernández há cerca de 18 meses no ENB. Ela recentemente disse ao Evening Standard “Ele me faz sentir com sorte”. Ele é incrível … Eu recomendo isso. ”

Rojo disse que a coisa mais angustiante era ler que alguns membros da empresa estavam infelizes. “Nunca é bom estar na imprensa dessa maneira e ter suas relações pessoais examinadas, mas o mais difícil é ler que alguns membros da empresa estavam infelizes. Porque desde o momento em que entrei, minha intenção era sempre fazer o melhor para a empresa, fazer o melhor para os artistas “, disse ela.

“Eu sinto que fiz o meu melhor, sinto que sempre tive os interesses da empresa e dos dançarinos no coração. É obviamente decepcionante se as pessoas não estão felizes … mas sinto que tentei o meu melhor “.

Rojo admitiu que ela não era perfeita, acrescentando: “Não foi o melhor dos tempos, mas o que é encorajador é ver que a empresa está atrás de mim e estamos fazendo o que podemos para garantir que as pessoas se sintam confiantes para suscitar preocupações”.

A situação do ENB é complicada pelo fato de que ninguém falou no registro sobre problemas na empresa.

As queixas anônimas incluem acusações de bullying e dançarinas que se sentem pressionadas a trabalhar enquanto estão feridas. Uma postagem no blog disse que falou com 12 dançarinas, passadas e presentes, que contaram sobre uma cultura tóxica de medo na ENB que contribuiu para o alto volume de negócios de dançarinos.

Harrison disse que ninguém levantou diretamente preocupações sobre o relacionamento ou o estilo de gerenciamento de Rojo.

“No entanto, nós os levamos muito a sério porque é angustiante saber que as pessoas ficaram chateadas”, disse ele. Parte do exercício estava tentando entender por que as pessoas podiam se sentir desse jeito e como poderiam compartilhar suas preocupações diretamente, acrescentou.

Até as últimas semanas, Rojo e ENB foram vistos como uma brilhante história de sucesso. A empresa, artisticamente e financeiramente, está em boa saúde e garantiu US $ 3 milhões do Arts Council England em direção a sua nova casa planejada em London City Island, em Canning Town, a leste de Londres.

O novo edifício proporcionará sete estúdios de ensaio de estágio, um estúdio de produção de tamanho teatral e instalações modernas de treinamento, fitness e reabilitação, incluindo uma piscina de hidroterapia e uma sala de pilates.

Rojo também anunciou uma temporada 2018-19 que incluirá uma nova versão da Cinderela pelo coreógrafo Christopher Wheeldon; um trabalho inspirado pela casa de uma boneca de Ibsen coreografada pelo dançarino ENB; e uma produção de ‘Le Sacre du Printemps’ (o Rito da Primavera).